Nossa História​​
​​​​
A nossa atuação primordial teve início em feiras livres e totalmente orgânicas. Este caminho de comercialização deu uma oportunidade única à Alternativa Orgânica: atuar solidariamente em prol de um movimento dinâmico e importante à sociedade e à natureza unindo a produção orgânica à venda direta ao consumidor. Um movimento que transforma continuamente nosso trabalho e que faz com que a empresa dedique parte de seu tempo a fomentação de novas feiras orgânicas para difusão de alimentos a cada vez mais pessoas.
Participamos de toda a concepção da primeira Feira Orgânica do ABC Paulista (Paço Municipal de Santo André), colaboramos com a criação do Estatuto das Feira Orgânicas de Santos e atumos junto à comissão de feirantes do modelodromo do Ibirapuera.
Desde a concepção da empresa a gestora ambiental Cynthia Ziviani, que atuou por 10 anos na área ambiental em consultorias, terceiro setor e setor público, sabia que o papel da Alternativa Orgânica não se limitava à comercialização de alimentos. Ela sabia que comer também é um ato político e quando falamos em agroecologia acreditamos que estamos falando em militância por um mundo melhor.
Aos poucos fomos absorvidos por esta rede e iniciamos nossa participação na Frente Parlamentar de Agroecologia e Defesa da Cultura Orgânica no Estado de São Paulo, na Comissão da Produção Orgânica de SP (CPorg/SP), nas Feiras de Trocas de mudas e sementes, Festivais de gastronomia orgânica, pesquisas acadêmicas sobre a ligação afetiva que os alimentos causam no ser humano e o céu como limite.
Hoje após 5 anos de trabalho adquirimos conhecimento para ajudar os agricultores a planejarem sua produção de acordo com a demanda de mercado e as condições climáticas e de solo, etc. E percebendo que havia pouca oferta de frutas orgânicas resolvemos focar nossa atenção nelas.
​​
Conformidade Orgânica

Todos os alimentos vendidos pela Alternativa Orgânica são de produtores que possuem certificação orgânica, renovada anualmente e que seguem rigorosamente todas as exigências previstas pela legislação, no caso a Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003 que dispõe sobre agricultura orgânica desde a produção, o armazenamento, a rotulagem, o transporte, a certificação, a comercialização até a fiscalização dos produtos.
O Decreto nº 6323 que regulamentou a lei foi assinado em 27 de dezembro de 2007 criando então o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica composto pelo Ministério da Agricultura, órgãos de fiscalização dos estados e organismos de avaliação da conformidade orgânica. O decreto trouxe também novos critérios para o funcionamento de todo o sistema de produção orgânica, desde a propriedade rural até o ponto de venda.
Em todos os pontos físicos de venda da Alternativa Orgânica convidamos você a acessar toda a documentação que atesta a origem dos alimentos e atribui garantia de conformidade orgânica aos produtos. Venha nos visitar em nossa Sede em Santo André ou em qualquer uma de nossas feiras em São Paulo, ABC e litoral Paulista.

Funcionamento
Av. Dom Pedro II, 1695 Campestre Santo André
tel:11 3869.9700
contato@alternativaorganica.com.br
          
Nossos canais
Segunda - Sexta 10:00am - 7:00pm 
Sábado
10:00am - 5:00pm